1ª Edição
Mértola – Capital Nacional da Caça, realiza as primeiras Jornadas da Caça, que têm como principais objetivos a dinamização do setor cinegético, a defesa e identidade deste território, o reforço da sustentabilidade da marca Capital Nacional da Caça e a criação de uma relação de proximidade permanente entre este setor e a autarquia.
Esta 1ª edição que se desenvolve entre março e outubro, conta com um conjunto de iniciativas diversificadas, como ações de formação, caçadas, colóquios e visitas a Zonas de Caça, que envolvem caçadores, futuros caçadores, gestores cinegéticos e outras pessoas ligadas ao setor.
Em todas estas iniciativas proporciona-se o convívio e encontro de caçadores/gestores cinegéticos, com o objetivo de partilhar os problemas atuais, na perspetiva de encontrar soluções conjuntas e concertadas. Sendo as características e condições de cada ação divulgadas atempadamente.
As primeiras Jornadas da Caça são organizadas pela Câmara Municipal de Mértola em parceria com a Escola de Caça, Pesca e Natureza, Escola Profissional ALSUD, ICNF e algumas Zonas de Caça do Concelho.
Março l O que são as jornadas da caça?
As Jornadas da Caça iniciaram no dia 24 de março, pelas 18h30, no Pavilhão Multiusos. Esta primeira jornada de março, teve como principal objetivo a apresentação das Jornadas da Caça, que se vão realizar este ano e que terminam em outubro, na Feira da Caça. Foram detalhadas as 7 Jornadas que se vão realizar ao longo do ano e desvendados alguns projetos que a autarquia está a implementar com o objetivo de apoiar o setor.
Abril l Como Treinar um Cão de Caça?
Na sequência das Jornadas da Caça iniciadas em Março, divulgamos hoje a Jornada de Abril “Como Treinar um Cão de Caça?“, que tem como objetivo dotar o caçador de maior conhecimento sobre o cão, a raça e os seus comportamentos no campo em ato de caça.
Esta ação é totalmente gratuita, e concretiza-se através da formação “Treino de Cães de Pista de Sangue”, que tem uma componente teórica e prática. Esta ação será lecionada por um dos maiores especialistas da Península Ibérica: Emilio Lopez Aguilar
• Data: 22 de abril (sábado)
• Horários: 9h00 – 12h30 (teórica); 14h30 – 18h00 (prática)
• Local: Pavilhão Multiusos (teórica) / Zona de Caça Municipal (prática)
• Público alvo: Caçadores aficionados pelos processos de Espera, Aproximação e Montaria / Aficionados pelo treino de cães / Caçadores / Gestores Cinegéticos / Outros interessados
• Organização desta jornada: CMM/ECPN/ALSUD
MAIO l Como controlar os predadorees?
Depois do sucesso das últimas duas jornadas (março e abril), segue-se a jornada de Maio “Como controlar os Predadores?”, organizada em parceira com o ICNF. Esta jornada tem como principal objetivo, o de familiarizar todos os caçadores/gestores cinegéticos com a plataforma RUBUS, que é cada vez mais uma ferramenta que é necessária utilizar para diversas ações de gestão cinegética. No final desta sessão, todos os participantes deverão ser capazes de efetuar pedidos para colocação.
A participação nesta ação é totalmente gratuita e está apenas sujeita a uma simples inscrição através do formulário disponibilizado abaixo.
- Data: 2 de maio (terça-feira)
- Horário: 18h30 – 19h30
- Local: Pavilhão Multiusos (Piso 1)
- Público alvo: Caçadores / Gestores Cinegéticos / Outros interessados
- Organização desta jornada: CMM/ICNF
JUNHO l Queres ser caçador?
- Oferta de todas as despesas que os novos caçadores/as tenham com a obtenção da carta de caçador e da licença de uso e porte de arma (LUPA) **
- Oferta da formação “Preparação para o exame da carta de caçador” e de “Segurança e Organização de Atos de Caça Maior”. Estas formações teórico-práticas são ministradas pela Escola de Caça, Pesca e Natureza/Escola Profissional ALSUD.
Nestas Jornadas da Caça de junho, pode inscrever-se em duas ações distintas e totalmente gratuitas:
Preparação para o Exame da Carta de Caçador/a
JULHO l Dia aberto à Zona de Caça Municipal
A Câmara Municipal de Mértola irá realizar mais uma jornada da caça, que tem como principais objetivos:
- tentar consolidar a ligação entre os caçadores e a ZCM
- informar sobre os projetos em andamento na ZCM
- discutir estratégias futuras para a ZCM
- apresentar o Plano Anual de Exploração da ZCM
- conhecer o novo formato para inscrição nas caçadas da ZCM
Durante a tarde, serão apresentados dois importantes projetos em destaque:
- Plataforma de criação de coelho-bravo e lebre-ibérica
- Campus experimental da Escola de Caça, Pesca e Natureza/Alsud
O "Dia Aberto à Zona de Caça Municipal" oferecerá uma oportunidade para que os caçadores do concelho de Mértola se aproximem da ZCM, conheçam os esforços em curso para melhorar os habitats e discutam as estratégias futuras. Será um ambiente propício para a troca de ideias, sugestões e experiências entre os participantes.
Convidamos todos os caçadores, gestores cinegéticos, membros da comunidade local e entusiastas da vida selvagem a participarem nesta jornada da caça.
Ao final da tarde, será servido um pequeno beberete na zona de caça, para conviver um pouco e falarmos de forma informal do setor da caça.
Caso pretenda estar presente no beberete, por favor inscreva-se através deste formulário.
SETEMBRO l Dia do Caçador
A Câmara Municipal de Mértola irá realizar mais uma jornada da caça, a de Setembro – Dia do Caçador, que inclui as seguintes atividades no dia 10 de setembro:
- Caçada aos Pombos Torcazes;
- Caçada aos Coelhos;
- Caçada aos Patos;
- Almoço convívio (exclusivo para naturais e residentes que se tenham inscrito em alguma destas caçadas)
Esta jornada da caça tem como principal objetivo proporcionar um encontro entre os caçadores naturais ou residentes do concelho de Mértola, permitindo a participação em algumas caçadas, e promovendo a partilha de ideias ou de experiências, que contribuam para o desenvolvimento do setor, de uma forma informal, durante um almoço convívio que será realizado ao ar livre;
Informações/Reservas
- Caçada aos Pombos Torcazes
- 286 610 100
- Formulário online
- Caçada aos Coelhos
- 968342673
- Caçada aos Patos
- 968342673